logo rede web

Criada oficialmente em 21 de maio de 2014 através da PORTARIA REDE WEB DOERJ 23052014, da Fundação Anita Mantuano de Artes de Estado do Rio de Janeiro (Funarj), a REDE WEB DE MUSEUS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO visa estabelecer uma política estadual integrada e colaborativa para os museus do Estado do Rio de Janeiro facilitando o compartilhamento e gerenciamento de informações relativas aos acervos destas instituições.

Tem como principal objetivo oferecer uma infraestrutura gerencial, tecnológica e de padronização que permita dinamizar a gestão cooperativa sobre os acervos dos museus do Estado, tendo em vista a ampliação do acesso, a oferta dos serviços integrados e a presença na Web.

Para isso, dispõe de um conjunto de instrumentos normativos, metodológicos, tecnológicos e gerenciais e do portal unificado de consulta pública para disponibilizar aos seus colaboradores.

A política e o fomento implícitos na proposta da Rede partem do pressuposto que, com seus próprios recursos, a presença de um museu na Web envolve tecnologia, expertise e custos bastante significativos. Ao fomentar estes recursos e torná-los disponíveis aos museus do estado, a Rede se constitui num instrumento político para fomentar a ampliação do acesso a estes acervos, a oferta de serviços integrados e a sua presença na Web.

O SISGAM (Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos) é a plataforma de gestão e registro de acervos responsável pela interligação das unidades museológicas vinculadas à REDE WEB DE MUSEUS através de um sistema comum, utilizando normas e padrões que permitem um melhor gerenciamento de seus acervos e ampliam as possibilidades de acesso aos seus conteúdos e imagens.

Iniciada em 2008 a partir dos museus pertencentes à SEC/RJ, hoje a REDE WEB DE MUSEUS inclui 24 instituições do estado do Rio de Janeiro, com um total de mais de 60.000 registros com suas imagens, em Banco de Dados abrigado no PRODERJ (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro).

 

SISGAM (Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos)

 Acesse Sisgam

Acesse o Manual

Redeweb