A Superintendência de Museus (SMU) foi criada em abril de 2008 e é responsável por elaborar e coordenar políticas públicas na área de museus no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, voltadas para a preservação do patrimônio e da memória e valorização da diversidade cultural. A SMU é composta pela Coordenação de Museologia e pelo Sistema Estadual de Museus. Entre suas funções estão: assessorar tecnicamente os Museus no ERJ; desenvolver formas de difusão das atividades ocorridas nas instituições e equipamentos museológicos em âmbito nacional e estadual; e orientar as políticas públicas em caráter técnico.

A Coordenação de Museologia é corresponsável pelo gerenciamento da Rede Web de Museus do Estado do Rio de Janeiro com mais de 30 (trinta) instituições aderidas. Também é responsável pela operacionalização do Laboratório de Conservação – LACON que possui como principais atividades: apoiar, orientar, estabelecer normas na área de conservação para instituições dentro do Estado do Rio de Janeiro.

O Sistema Estadual de Museus (SIM-RJ) promove políticas públicas para o campo museal, em conformidade com o decreto nº 46338 de 08 de junho de 2018, tem por objetivo integrar os museus e instituições afins, públicos ou privados, em busca da articulação de políticas e ações comuns, visando estimular o aperfeiçoamento e a consolidação da área museológica no Estado. Realiza ações de capacitação para profissionais atuantes no setor e disponibiliza e administra o Cadastro Fluminense de Museus – CFM.

Superintendente de Museus
Assessora Chefe do Sistema Estadual de Museus

Lucienne Figueiredo dos Santos
Tel.: (21) 2216-8500 / Ramal: 218
E-mail: superintendenciademuseus@gmail.com