Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos – SISGAM

O SISGAM é a plataforma tecnológica online que interliga as instituições vinculadas à Rede Web de Museus para realizar a gestão e o registro dos seus acervos, utilizando normas e padrões que permitem um melhor gerenciamento e segurança dos mesmos.

Foi criado em 2008, sob o projeto Rede de Museus, desenvolvido pela Superintendência de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SMU/SEC-RJ) e a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), com o patrocínio da Oi Futuro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio do PRODERJ.

O projeto iniciou com o objetivo de interligar os acervos das unidades museológicas vinculadas à FUNARJ/SEC, migrando do sistema anterior – de acesso local – para um novo sistema de gerenciamento de acervos museológicos, acessível através da internet.
O sistema disponibiliza para o público, via internet, o acervo dos museus que integram a Rede Web de Museus através de fichas descritivas e imagens de suas peças. Além de permitir a gestão desses acervos com acesso
restrito aos gerenciadores do museu.

Assim, o SISGAM tem um conjunto de funções externas voltadas para a pesquisa online dos acervos cadastrados no sistema e disponíveis para o público externo, acessado através da página da Rede de Museus do
Estado do Rio de Janeiro http://rededemuseusdoestado.rj.gov.br e um outro conjunto de funções de acesso
restrito destinado à gestão e procedimentos de movimentação dos acervos dos museus, esta área é acessada através de senhas e operada somente por usuários internos.