Reunião aberta! Museus da UFRJ: A diversidade na luta por um novo mundo

Reuniao_aberta_museus_UFRJ

Na próxima sexta-feira, dia 22 de maio de 2020, às 14:30h, o Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural da UFRJ (SIMAP) convida a sociedade para uma reflexão coletiva sobre o cenário que vivemos e os desafios a serem enfrentados. Por meio de uma reunião aberta com a participação de Vera Mangas (IBRAM-ICOM) e Lucienne Figueiredo (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro) debateremos como as instituições vêm resistindo e propondo novas ações para lidar como esse novo contexto pós-pandemia.
Link para participar: https://bit.ly/Reunião-SIMAP.
Esta é uma atividade do SIMAP dentro da Semana de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Para contribuir com o debate e apresentar um pouco do que estamos construindo, entre os dias 18 e 21 de maio, publicaremos vídeos curtos no canal do Fórum de Ciência e Cultura no Youtube. Os vídeos, feitos por servidores de museus e centros de ciência da UFRJ, são apresentações, reflexões e também convites para que possamos juntos conversar, na sexta dia 22 de maio, sobre a importância da rede de Museus da universidade nessa expectativa de reabertura e redesenho de atividades em um novo contexto, sem deixar de lado a importância de reflexão sobre os desafios da desigualdade, o potencial da diversidade e nossas ações de inclusão.
Os museus e centros científico-culturais da UFRJ, integrantes do SIMAP, têm trabalhado de forma intensa para o fortalecimento da área e a disponibilização de seu trabalho para toda a sociedade. O desafio fica ainda mais evidente com a necessidade de repensarmos tipologias de ação, representação e interação com o público nesse cenário pandêmico e pós-pandêmico que vivemos. Esse é um esforço coletivo e de valorização do papel da universidade pública e dos museus no percurso.
Esperamos você!