Casa de Oliveira ViannaCrédito: LeoZulluh

Um agradável centro de pesquisa com acervo de 12 mil exemplares, incluindo fontes importantes nos campos da Sociologia, da Antropologia, da História e do Direito. Este espaço pertence à Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura.

A casa que pertenceu ao sociólogo Oliveira Vianna fica no centro do terreno, cercada por um aprazível jardim, árvores, um chafariz, um caramanchão e um pequeno bosque, onde hoje funciona um centro de pesquisa dedicado ao sociólogo. A visita ao local (e consulta aos documentos) só poderá ser feita por meio de agendamento prévio

 

 

O Acervo

pequenas_anotacoes_atadas_em_grupo_web_1252118117Mobiliário, pinturas, porcelanas, cristais e objetos de uso pessoal do escritor são mantidos como foram deixados. Um exemplo disso são a cadeira e a máquina de escrever onde Oliveira Vianna escrevia. Máquina está comprada a pedido de Monteiro Lobato (através de uma carta que hoje faz parte do acervo da casa), que tinha dificuldades para entender a caligrafia do amigo.

Uma curiosidade extra do acervo são os chamados papagaios, anotações enfeixadas e atadas em grupos que faziam parte do processo de reflexão de Oliveira. Esse fichário de ideias do escritor era matéria-prima para seus livros e ensaios, mas alguns deles contêm até mesmo críticas a obras de outros autores.

 

Coleção Oliveira Vianna 000005 MobiliárioColeção Oliveira Vianna

É uma coleção composta por objetos pessoais, mobiliário da casa e documentação produzida e recebida por Francisco José de Oliveira Vianna até sua morte em 1951, acrescido de documentação complementar reunida por sua família no período entre a data de sua morte até a criação da Casa de Oliveira Vianna.

 

 

 

 

 

 

 

 

Correspondência Passiva

Trata-se de documentos em suporte de papel recebido por Oliveira Vianna de diversas instituições ou pessoas, prestando ou solicitando informações, com os formatos de telegrama, carta, cartão, convite e bilhete, totalizando 2044 peças documentais de 886 autores. Dentre eles, segundo o pesquisador Nilton de Souza Soares, destacam-se: Frank Tannebaum, Nelson Wernech Sodré, Jacobina Lacombe, Carneiro Leão, Tobias Monteiro, Alberto de Oliveira, Cassiano Ricardo, Rodolfo Rivarola, Pastor del Rio, Lym Smith, Affonso Celso, Waldemar Falcão, Miguel Reale, Getúlio Vargas, Moses J. Aronson, Pedro Calmon, Pandiá Calógeras, Francisco Campos, Câmara Cascudo, Affonso Taunay, Rodrigo Octavio FilMendieta y Nunes, José de Castro Nunes, Thiers Martins Moreira, Percy Alvin Martin, Marcos Almir Madeira, Monteiro Lobato, Alberto Lamego Filho, Alcides Gentil, Rui Ribeiro Couto, Christovam Leite de Castro, Levi Fernandes Carneiro e Gustavo Capanema.

 

Correspondência Ativacovcarta

Possui 153 mensagens de Oliveira Vianna para 78 destinatários no período de 1914 a 1951. Esta subsérie reúne cópias guardadas pelo autor, às remetidas para sua família, fotocópias, doações e cartas publicadas encontradas entre os recortes de jornal. Dentre os ho, Cláudio de Souza, Roberto Simonsen, J. P. Salgado Filho, Donald Pierson, Menotti del Picchia, Lucio destinatários destacamos: Alberto Torres, Oswaldo Aranha, Agamêmnon Magalhães, Marcos Almir Madeira, Roquete Pinto e Wernech Sodré.

 

Correspondência Complementar: Endereçadas à família de OV de 1873-1957

Correspondência de Terceiros: De terceiros que, por algum motivo, foram guardadas por Oliveira Vianna.

Artigos publicados (Em jornais, revistas e boletins).

Artigos de autoria de Oliveira Vianna – 1907-1950 Trata-se de 129 artigos e 120 títulos publicados em jornais e revistas do estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco.

Artigos Sobre Oliveira Vianna ou sua obra – 1914-1951 Possui 417 recortes de jornais, revistas e boletins.

Artigos Colecionados por Oliveira Vianna – 1905-1950 Composta de 1350 recortes de jornais, revistas e boletins com 392 autores identificados.

 

 

 

 

 

A base de dados do Museu da Casa de Oliveira Vianna está disponível no SISGAM

Acesse aqui: 000517

 

Sobre

Alameda São Boaventura, 41 Fonseca – Niteróimapa

  Tel.: (21) 3601 8220

emailicon casaoliveiravianna@gmail.com

 

 

 

Horários

2ª a 6ª feira, de 11:00 às 17:00h

Biblioteca

de 3ª a 6ª, de 11:00 às 17:00h.

Pesquisas apenas no local, com agendamento prévio.

 

Estacionamento

Não possui estacionamento.

Acessibilidade

Não é adaptada a portadores de necessidades especiais.

 

EQUIPE

Diretor: Wilson Pereira Andrande

Museólogas: Fátima Marotta Henriques / Thereza Beatriz Kuhnert

Bibliotecária: Fátima Conceição Celestino Soares