SBM convoca setor para realização do 7º Fórum Nacional de Museus

13179174_1067260473345832_3007396129574941109_n

13179174_1067260473345832_3007396129574941109_n13179174_1067260473345832_3007396129574941109_nO Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) decidiu, em reunião realizada nesta terça-feira (10), pela necessidade de realização do 7º Fórum Nacional de Museus (FNM) ainda este ano.

Principal evento de avaliação e deliberação do setor de museus brasileiro, o Fórum Nacional de Museus, cuja sétima edição estava prevista para acontecer em Porto Alegre (RS) em setembro próximo, havia sido adiado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para 2017 devido ao forte contingenciamento orçamentário e financeiro que o governo federal enfrenta este ano.

Durante a reunião, que contou com a participação de representantes do Ibram, do sistema MinC e de outros ministérios, sistemas estaduais de museus, Conselho Internacional de Museus (Icom) e outras entidades ligadas à área de museus e memória, foi deliberado que a realização do 7º FNM em 2016 é fundamental para garantir a continuidade da Política Nacional de Museus e do Plano Nacional Setorial de Museus.

Reconhecendo as restrições que o Ibram enfrenta para o financiamento do 7º Fórum Nacional de Museus, o Comitê Gestor do SBM lançou nota pública em que convoca a comunidade museológica brasileira para organizar o evento de forma participativa e solidária.

Leia abaixo, na integra, a nota aprovada pelo Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus:

Em virtude dos contingenciamentos impostos pela atual conjuntura, o Fórum Nacional de Museus, que deveria ocorrer em setembro deste ano em Porto Alegre foi adiado pelo IBRAM para 2017. Entretanto, o Colegiado Setorial de Museus / Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus, em solidariedade ao IBRAM, considera fundamental a realização do Fórum Nacional de Museus em 2016 para garantir a continuidade da Política Nacional de Museus e do Plano Nacional Setorial de Museus. Nesse sentido, convoca a comunidade museológica brasileira para organizar, de forma participativa e solidária, o 7º Fórum Nacional de Museus. Para tanto, convida as cidades/instituições interessadas em sediá-lo a manifestar interesse a este colegiado, enviando e-mail para a secretaria executiva do CGSBM secretariacgsbm@museus.gov.br até o dia 01 de junho de 2016. Alguns membros do colegiado apresentaram as cidades do Rio de Janeiro e de Curitiba como possíveis sedes, mas estão abertas as candidaturas das demais cidades brasileiras.

Para a escolha, a ser feita pelo colegiado, serão levadas em consideração questões de infraestrutura local e deslocamento.

Presentes
ABA – José do Nascimento Junior
COFEM – Rita de Cássia de Mattos
Conselho Federal de Biblioteconomia – Lucimar Oliveira Silva