Programação do Museu do Ingá na 16ª Semana de Museus

museuinga_web_1251169857

O Museu do Ingá, espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ, promove uma série de ações, de 14 a 20 de maio, na celebração da 16ª Semana Nacional de Museus.

Com o tema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos, o evento este ano propõe a reflexão sobre o impacto da conectividade digital nas instituições culturais e como interagir com parte da população que não tem acesso à tecnologia. Nesse sentido, a programação em Niterói mescla propostas on e off line. Entre elas, exposição virtual, distribuição de cartazes com obras de arte codificadas para leitura em celulares, campanha para envio de cartas ao Museu do Ingá.

Comunicação analógica – “Mesmo com o destaque para o aspecto digital, ressaltamos o papel essencial das relações interpessoais nos museus: as memórias têm cheiro, cor, gosto… e isso é ainda demasiadamente humano”, ressalta a proposta do Instituto Nacional de Museus (Ibram), coordenador da Semana Nacional. Por isso, o Museu do Ingá convida o público em geral para lhe enviar cartas, contando sobre sua relação com a instituição ou alguma história envolvendo o local. Vale postar via Correios (Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá, Niterói, Cep 24210-270) ou depositar em uma das caixas de coleta instaladas na cidade (no MACquinho, Colégio Estadual Aurelino Leal, Faculdade de Educação e Faculdade de Produção Cultural da UFF, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno ou no próprio Museu do Ingá). Parte das correspondências será respondida pela equipe do Ingá e integrará mostra em cartaz durante a Semana de Museus.

Outra exposição criada especialmente para a ocasião terá curadoria de moradores do Morro do Palácio. Realizado em parceria com o MACquinho, o projeto prevê a seleção, no banco de imagens do Museu do Ingá, das obras que farão parte de mostra virtual, exibida de 17 a 20 de maio na sala de cursos da instituição.

Quem passear por Niterói durante a Semana de Museus encontrará cartazes estampando o QR Code (espécie de código de barras) de obras de arte pertencentes aos museus do Estado do Rio de Janeiro.  Basta aproximar o celular com o aplicativo de leitura de código ou usar a própria câmera do aparelho para ler o QR Code e obter acesso à página do item no SISGAM (Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos), onde poderá ver a imagem da obra e obter informações complementares, como autor, ano, descrição e técnica utilizada.

PROJETARTE - flyer exposiçãoSlide1carta

MOSTRA PROJETADA . Museu do Ingá

17/05/2018 a 20/05/2018 – 12h às 17h

EXPOSIÇÃO CARTAS PARA O INGÁ . Museu do Ingá

14/05/2018 a 27/05/2018 – 12h às 17h

Caixa de Correio- Coleção BANERJ circa de 1890Pontos de Coletas de Cartas

Museu do Ingá, Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá.

MACquinho, Rua Nair Margem Pereira,  Mirante, s/no, Boa Viagem.

Colégio Estadual Aurelino LealRua Presidente Pedreira, 79, Ingá.

Faculdade de Educação da UFF, Rua Waldemar de Freitas Reis, Campus do Gragoatá, Bloco D.

Faculdade de Produção Cultural da UFF/IacsRua Lara Vilela, 126, São Domingos.

Museu do Ingá

Horário de visitação: de quarta a domingo, das 12h às 17h.

Maiores informações: 2717-2903