O Museu Carmen Miranda e Museu da Moda Brasileira estão no Google Arts&Culture

GCA&C_Convite_v8

O mundo da moda estará ao seu alcance em uma nova exposição virtual do Google  em colaboração com​ o Museu Carmen Miranda e a Casa da Marquesa de Santos  e outras instituições culturais de renome  mundial

 

 

Sobre o Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture coloca mais de mil museus ao seu alcance. É uma maneira nova e

imersiva de explorar a arte, a história e as maravilhas do mundo. Após projetos que tornaram a

arte de rua, as artes performáticas e a história natural acessíveis a pessoas de todo o mundo, “We

Wear Culture” permite que todos explorem o mundo da moda. O aplicativo Google Arts & Culture é

gratuito e está disponível na web, para iOS e Android. A equipe do Google Arts & Culture é um

parceiro inovador de instituições culturais. A equipe trabalha com tecnologias que ajudam a

preservar e compartilhar cultura e permite que os curadores criem exposições envolventes on-line

e off-line, dentro de museus.

 

 

​3.000 anos de moda internacional foram reunidos na maior exposição virtual de estilo. O projeto “We Wear Culture “ , projetado pelo Google Arts & Culture é fruto de uma colaboração com o Museu Carmen Miranda e a Casa da Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira e mais de 180 instituições culturais de renome de São Paulo, Nova York, Londres, Paris, Tóquio e outras cidades ao redor do mundo. Usando tecnologia de ponta, o projeto permite que você explore tudo, desde a antiga Rota da Seda, através das modas cortesãs de Versalhes, até o punk britânico e as histórias por trás das roupas que você usa hoje. Peças de roupa icônicas e que mudaram a maneira como as gerações se vestiam, como os saltos altos de Marilyn Monroe ou o Black Dress da Chanel são trazidos de volta à vida graças à realidade virtual.

​A parceria também permite que os detalhes artesanais da Coleção Alceu Penna Tricô e Crochê agora possam ser visualizados numa imagem em Gigapixel tirada pela Câmera de Arte do Google Arts & Culture – um dispositivo personalizado que junta centenas de imagens de close-up que são então costuradas para criar um conjunto intensamente detalhado que revela detalhes que estão escondidos a olho nu. Aumente o zoom para descobrir os detalhes de cada desenho da coleção  Alceu Penna na Casa da Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira. Agora, os visitantes on-line podem descobrir  Os figurinos de Carmen Miranda para Fifi, e histórias interativas sobre a exposição Let’s Do The Copacabana do Museu Camen Miranda  disponíveis on-line como parte da exposição global que começou em 08/06/2017.

As exposições apresentam os ícones, os movimentos, os visionários e os criadores de moda, incluindo Alexander McQueen, Marilyn Monroe, Cristóbal Balenciaga, Coco Chanel, Audrey Hepburn, Christian Dior, Helmut Newton, Irving Penn, Yves Saint Laurent, Manolo Blahnik, Gianni Versace, Oscar de la Renta, Otto Stupakoff, Pierre Balmain, Vivienne Westwood, Miyake Issey e muitos outros.

Especialistas da moda, curadores e designers, bem como universidades, museus e ONGs de todo o mundo colaboraram na exposição para mostrar que a moda faz parte da nossa cultura; uma forma de arte e o resultado de um verdadeiro ofício. A tecnologia de ponta do Google, incluindo realidade virtual, vídeos de 360​°, Street View e imagens em “gigapixel” de alta resolução foram usadas para preservar as coleções e disponibilizá-las para todos.

Acesse nossas exposições: Museu Carmen MirandaMuseu da Moda Brasileira.

Notícias publicadas na imprensa sobre o projeto:

Veja Rio e Elle

Parceiros brasileiros:

● Museu Carmen Miranda

● Museu da Moda Brasileira

● Museu da Pessoa

● Museu Imperial (exposição sobre o traje majestático)

● Museu da Casa Brasileira

● Museu do Índio

● Instituto Moreira Salles

● Conservação Rio+

● Museu do Futebol

● Museu Afro Brasileira

 

Museu Carmen Miranda
Museu Carmen Miranda

 

cms

MUSEUS2googlelogologo_funarj_cor (1)