Museu do Ingá Programação Julho 2017

museuinga_web_1251169857

FIM DE SEMANA CULTURAL NO MUSEU DO INGÁ

Projeto Descobrindo o Mundo

Brincadeiras Populares: um resgate das brincadeiras populares como amarelinha, telefone de lata, bibolque e outros, as atividades inspiradas nas obras do artista Ivan Cruz.

Divulgação Descobrindo o Mundo

A programação cultural do último final de semana no Museu do Ingá tem continuidade no domingo (30/07) a partir das 10 horas com o projeto Descobrindo o Mundo, especialmente direcionado a primeira infância e sua família, com características artístico/pedagógicos que buscam a interação dos bebês com o mundo que os cercam, aguçando a curiosidade natural dos mesmos e a descoberta de novas sensações.

O projeto vem acontecendo no espaço externo do Museu desde abril desse ano já atingiu um público de quase mil pessoas. A cada edição um tema é desenvolvido pela arte educadora Sueli Mendonça, responsável pelo projeto.

Neste dia, o Museu do Ingá funcionará das 10 às 14 horas, para que o público presente ao evento possa conhecer as mostras em exposição. O Museu do Ingá é uma unidade administrativa da Fundação de Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), órgão da Secretaria de Cultura de Estado do Rio de Janeiro.

Evento:

30 de julho | 10h

Local: jardim do museu

Rua Presidente Pedreira 78 – Ingá – Niterói

Maiores informações: 2717-2903

Música e contação de história agitam o sábado no Museu do Ingá.

Fim de Semana Cultural

A programação cultural do último final de semana no Museu do Ingá começa no sábado (29/07) às 10 horas com a contação de Histórias de Varanda no Palácio, com Cris Pizzotti, seguida da apresentação da Banda do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), dentro do projeto Bandas do Ingá, que convida sempre no último sábado do mês diferentes bandas a invadir nosso jardim com música.

A FFE, organização militar responsável por coordenar a área operativa dos Fuzileiros Navais na Marinha do Brasil, é composta por 28 militares, nas graduações de suboficiais e sargentos, sendo no meio militar considerada uma banda tipo III. A apresentação contará com a participação de 22 músicos e um maestro (mestre da banda), o Suboficial Músico Fuzileiro Naval Genilton Gomes da Silva.

A primeira banda militar brasileira surgiu em 1808 com a chegada da Família Real ao Brasil, denominada mais tarde como Banda dos Fuzileiros Navais. Os músicos além de cumprir com sua função militar sempre tiveram uma grande função social. A atividade musical visa desenvolver respeito, disciplina, organização, cooperação e transmitir valores culturais a fim de transformar cidadãos em admiradores dessa arte. No contexto militar tem a missão de mover tropas, conduzi-las em desfiles e cerimônias.

Neste dia, o Museu do Ingá funcionará das 10 às 14 horas, para que o público presente ao evento possa conhecer as mostras em exposição. O Museu do Ingá é uma unidade administrativa da Fundação de Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), órgão da Secretaria de Cultura de Estado do Rio de Janeiro.

Evento:

Projeto Bandas do Ingá e Histórias de Varanda no Palácio

29 de julho| 10h

Local: estacionamento do museu

Contato da Banda: Ana Cristina Requeijo (Oficial de Comunicação Social)

E-mail: ana.cristina@marinha.mil.br

Contato Histórias de Varanda no Palácio: Cris Pizzotti: 99556- 5177