Minicurso Acessibilidade e Cidadania Cultural para PcD

minicurso
A Superintendência de Museus (SECEC/RJ), em parceria com o Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ, Diretoria de Acessibilidade da UFRJ e com a Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, realizará o minicurso Acessibilidade e Cidadania Cultural para Pessoas com Deficiência. O minicurso é uma ação no âmbito da 18° Semana Nacional de Museus.
Os encontros acontecerão através da plataforma da UFPel, divulgada no e-mail de confirmação de inscrição.
Para maiores informações, entrar em contato com e-mail difusaocultural.smu@gmail.com.
Programação:
Módulo 1: Política e cidadania cultural das pessoas com deficiência:
A pessoa com deficiência e a luta por direitos. A relação sujeito e sociedade, condicionantes socioeconômicos e consequente acesso à cultura. Estrutura legal nacional e internacional que subsidia as ações em cultura. Breve histórico da política cultural e as pessoas com deficiência no Brasil.
Palestrantes: Patricia Dorneles – UFRJ / Vânia Meffano – UFRJ Mediação: Romulo Morgado (SECEC)
Data:19/05/2020
Horário: 16h-17h30
Módulo 2: Tecnologia assistiva e experiência estética: possibilidades poéticas, de experimentação e de participação
Ação educativa e mediação participativa em museus e espaços culturais; singularidades das deficiências; tecnologia assistiva; e diálogo entre a experiência estética e as dimensões da acessibilidade.
Palestrantes: Vera Souza – UFRJ / Renata Mecca – UFRJ Mediação: Beatriz Barcelos (SECEC)
Data:26/05/2020
Módulo 3: Programas de acessibilidade: Desenvolvimento de recursos inclusivos
O curso visa contribuir na criação e implementação de Propostas Acessíveis e Programas de Acessibilidade. Para tal, são utilizados conhecimentos específicos da Terapia Ocupacional e interdisciplinares, que usam como base legislações, decretos, convenções e normas técnicas de acessibilidade estabelecidas no Brasil. O objetivo principal é garantir a inclusão de pessoas com deficiência pautada no exercício da cidadania cultural.
Palestrantes: Tatiana Castro – UNIRIO / Desirée Nobre – UFPel Mediação: Romulo Morgado (SECEC)
Data: 02/06/2020