Lançamento do site do Museu Antonio Parreiras

MAP - nova logo (preto)

cards

Museu Antonio Parreiras (MAP), espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ, por ocasião da celebração da 16ª Semana Nacional de Museus, de 14 a 20 de maio,  realizará o lançamento do site do Museu Antonio Parreiras.
Com o tema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos, o evento este ano propõe a reflexão sobre o impacto da conectividade digital nas instituições culturais e como interagir com parte da população que não tem acesso à tecnologia.

O lançamento da página do Museu Antonio Parreiras na internet, será na sexta-feira, 18 de maio, quando é comemorado o Dia Internacional dos Museus. No endereço www.museuantonioparreiras.rj.gov.br, o público terá acesso a informações sobre o acervo da instituição, no momento fechada ao público para obras de restauração e requalificação.  Primeiro museu brasileiro dedicado a um único artista, o MAP possui centenas de obras, fotos e documentos sobre pintor, referência do paisagismo brasileiro na passagem do século XIX para o XX, além de peças representativas da arte nacional e internacional.

Realizado com o patrocínio da Associação do Museu Antonio Parreiras (Amap), o projeto, além de adaptável a diversas plataformas (celulares,  tablets etc.), segue os padrões de acessibilidade da web no mundo (W3c). Desta forma, o usuário terá à disposição recursos como leitores e ampliadores de tela – que proporcionam habilidades funcionais às pessoas com deficiência visual – e tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais) – voltada para o público surdo -, por exemplo.

Além disso, quem passear por Niterói durante a Semana de Museus encontrará cartazes estampando o QR Code (espécie de código de barras) de obras de arte pertencentes aos  museus do Estado do Rio de Janeiro.  Basta aproximar o celular com o aplicativo de leitura de código ou usar a própria câmera do aparelho para ler o QR Code e obter acesso à página do item no SISGAM (Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos), onde poderá ver a imagem da obra e obter informações complementares, como autor, ano, descrição e técnica utilizada.

Slide2