Museu Carmen Miranda

Museu Carmen Miranda

Um museu dedicado à Pequena Notável, uma das mais famosas cantoras brasileiras e símbolo internacional do país. Localizado em um prédio circular, no Parque do Flamengo, o museu possui um acervo de mais de 3 mil itens. Este espaço pertence à Secretaria de Estado de Cultura.

O Museu Carmen Miranda foi criado oficialmente em 1956, porém sua inauguração só ocorreu vinte anos mais tarde, em 05 de agosto de 1976. A criação do museu foi uma resposta aos milhares de admiradores de Carmen Miranda, sobretudo estrangeiros, que desejavam um espaço para a preservação da memória da Pequena Notável, um dos mitos da Música Popular Brasileira. O acervo é composto, sobretudo, por pertences da artista, doados pela família após sua morte, em 1955, principalmente por sua irmã Aurora Miranda e seu viúvo David Alfred Sebastian.

 

O acervo

16748.jpg

São 3.348 itens, sendo 1391 fotografias e 461 peças de indumentárias, entre elas 220 bijuterias, 11 trajes completos de shows e filmes, 08 cintos, 05 bolsas, 27 pares de sapatos e 38 turbantes.

 

 

 

Além dos famosos balangandãs, destacam-se a saia usada em seu show de Coleção Carmen Miranda 000193 Sapatoestreia na Broadway; o turbante com que se casou e alguns trajes completos, como o que vestiu no dia em que foi homenageada na Calçada da Fama e o de seu último show, na véspera de sua morte.

 

 O museColeção Documental 000578 Cartaz do filme -Copacabana-u guarda, também, uma expressiva documentação bibliográfica e iconográfica, cerca de 6.700 itens compostos: caricaturas originais, roteiros de filmes com anotações feitas por Carmen, fotografias, cartazes, partituras, discos, programas e agradecimentos. Além de cerca de cinco mil recortes de jornais e revistas que relatam os acontecimentos históricos.

caricaturas originais, roteiros de filmes com anotações feitas por Carmen, fotografias, cartazes, troféus, partituras, programas e agradecimentos. Além de cinco mil recortes de jornais e revistas que relatam os acontecimentos históricos da Embaixatriz do Samba. Este espaço pertence à FUNARJ / Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria do Estado de Cultura.

 

 

 

 

 

 

A base de dados do Museu Carmen Miranda está disponível no SISGAM

Acesse aqui: 

 

 

Sobremiranda

Av. Rui Barbosa (em frente ao nº 560) Parque do Flamengo – Rio de Janeiro

 

 

 

JLS-Telefone-Azul-300x300 (21) 2334 4293
emailicon  museucarmenmiranda@gmail.com
facebookicon Museu-Carmen-Miranda
 logo_lockup_arts__culture_icon_vertical-3-300x199 Museu-Carmen-Miranda

 

 

 

 

EQUIPE

César Soares Balbi – Diretor e Museólogo

Vivian da Mata Fava – Coordenação Técnica de Museologia

 

 

SERVIÇO

O Museu Carmen Miranda está fechado ao público, enquanto o seu acervo está sendo preparado para compor a coleção do Museu da Imagem e do Som (MIS).


Estamos recebendo Pesquisadores, desde que marquem a visita com antecedência.