Casa de Euclides da Cunha

casa_euclides_da_cunha_web_1251525809

Um centro cultural, único em sua região, dedicado ao autor de Os Sertões. Possui em sua biblioteca mais de 3 mil obras. Foi construída em homenagem ao sociólogo, repórter, historiador, escritor e engenheiro Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, que nasceu em uma fazenda no distrito que hoje se chama Euclidelândia. A Casa de Euclides da Cunha,foi criada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em 1965, é referência em Cantagalo, constituindo o único centro cultural da cidade. Pertence à FUNARJ / Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria do Estado de Cultura.

O acervo

O acervo da Casa de Euclides da Cunha é formado por reproduções de documentos, desenhos e peças ligadas à vida e obra do escritor, além da primeira edição dos livros Os Sertões e Contrastes e Confrontos

O visitante também tem acesso a uma biblioteca extensa, com cerca de 3 mil obras, dentre elas: literárias (nacionais e estrangeiras); didáticas, sobre diversos assuntos; além de publicações que analisam e interpretam Euclides e sua obra. Construída a partir do acervo original do engenheiro, contendo material usado em canudos e primeiras edições de seus livros, a biblioteca cresceu por meio de doações, inclusive da família do jornalista.

A base de dados da Casa Euclides da Cunha estará disponível em breve no SISGAM

Rua Maria Zulmira Torres, s/nº Cantagaloeuclides

De terça a sexta, das 10h às 17h

Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h