Casa de Casimiro de Abreu

559836_447864841949064_1408950091_n

A casa, onde o poeta da saudade passou sua infância, hoje é um museu dedicado à sua memória. O acervo conta com peças de mobília originais e edições raras do livro As Primaveras.O imóvel está localizado na Praça das Primaveras, em Barra de São João, era a residência da família e local de trabalho do pai do poeta, comerciante de madeiras. A casa de um pavimento, construção do período colonial, tem um salão e quatro salas laterais. Passou por obras de recuperação, de 1964 a 1972, com verbas do Governo do Estado e supervisão do IPHAN. Em 2008, foi totalmente restaurada pela Secretaria de Cultura do Estado.

A história de vida de Casimiro de Abreu é contada por meio de textos cronológicos, a partir de documentação reproduzida do acervo da Biblioteca Nacional e da Academia Brasileira de Letras. Nas paredes, há fragmentos de poemas de Casimiro e a reprodução de pinturas e aquarelas da época, de coleções públicas e privadas.Além disso, é possível assistir ao filme Brasilianas, Meus Oito anos, de Humberto Mauro, 1955. E, ainda, ouvir o áudio-livro 4 Séculos de Poesias do Brasil, em que ator Paulo Autran recita poesias, incluindo o poema Meus Oito Anos.

 

O Acervo

654.jpg

665.jpgO acervo da exposição possui poucos pertences pessoais do poeta, uma vez que grande parte foi queimada, como se fazia na época nos casos de morte por tuberculose.

Encontra-se na casa algumas peças de mobiliário, a terceira edição do livro As Primaveras (Livraria Chadron de Lelli Irmãos, Editores, 1909) e uma pomba de bronze que por um tempo ornou o túmulo de Casimiro de Abreu.

A Casa Casimiro de Abreu é referência cultural da região e ponto turístico de Barra de São João, distrito do município de Casimiro de Abreu. Antes de ser um museu, a casa já foi sede do governo municipal.

 

 

 

A base de dados da Casa de Casimiro de Abreu está disponível no SISGAM

Acesse aqui: 15050.jpg

 

Sobre

R.Bernardo Gomes s/n- Barra de São João, Casimiro de Abreu- RJ, 28880-000
tel: (22) 2774-5293
culturadecasimiro@gmail.com

 

Horários

De segunda a sexta, das 8h às 17h

Sábados e domingos, das 9h às 17h

 

Estacionamento

Há vagas em frente ao museu e nos arredores da Praça das Primaveras

 

EQUIPE

Diretora: Lenilza Reis

Casa de Casimiro de Abreu

 facebookiconCasaDeCasimiroDeAbreu