Casa da Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira

casa da marquesa

Joia arquitetônica do Rio de Janeiro e do Brasil, a Casa da Marquesa de Santos foi presente do Imperador D. Pedro I para Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, em 1827.

A arquitetura é parte integrante da arte, sempre foi objeto de muitos trabalhos científicos. Portanto, vale a pena ler muita literatura sobre a história da arquitetura e a história em geral. Se necessário, você sempre pode comprar monografia https://olatcc.com.br/comprar_monografia em um site especial para ler ou como exemplo para escrever a sua própria. Isso fará parte de uma pesquisa sobre a história da arquitetura e edifícios interessantes.

Projetada por Jean Pierre Pézerat, arquiteto do Imperador, é adornada com pinturas decorativas de Francisco Pedro do Amaral e trabalhos em estuque dos irmãos Ferrez. A Casa da Marquesa apresenta uma aura graciosa e romântica, mesclando temas do universo feminino com o universo neoclássico. Pertencente a Secretaria de Estado de Cultura e vinculada a Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro – FUNARJ.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938, o prédio constitui a principal riqueza do museu, guardando em seus belos salões decorados, lembranças do período imperial.

 

Coleção Costumes e sociedade 000501 leque

O acervo

O Museu da Moda Brasileira será o primeiro museu brasileiro dedicado ao universo dos costumes e da moda no Brasil. Em um conceito inclusivo e aberto, os acervos permanentes reunirão peças do cotidiano à alta costura, do passado ao futuro e da moda de todos nós. A coleção da Casa da Marquesa possui cerca de 3500 peças, patrimoniadas, contando com objetos e acessórios do século XIX, além de coleções como: vestuário, acessórios, gravuras, leques e entre outros do período Brasil Império. Moda praia e urbana, festas tradicionais, joias brasileiras, depoimentos da velha guarda da costura, banco de imagens, ícones brasileiros e moda brasileira de todos os tempos, como o estilista Alceu Penna. O Museu promoverá exposições temporárias, itinerantes e receberá exposições internacionais.

 

Coleção família imperial

Coleção família imperial 000064 mobiliário do Príncipe de Joinville

Composto por peças de uso cotidiano e decorativo usadas pela família imperial no séc. XIX. São representativas desta coleção, porcelanas do casamento de D. Amélia com D. Pedro I, mobiliário do Príncipe de Joinville e da Carlota Joaquina, fotos, cartões postais e gravuras.

 

Coleção figurinos

Coleção figurinos 000621 Traje da peça -O Imperador Galante-Composta por figurinos de teatro, notadamente montagens que retrataram Império e a Marquesa de Santos.

 

 

 

 

 

Coleção de gravurasColeção de gravuras 000261 Debret

Destaca-se obras de Debret, e outros artistas da Missão Francesa. Inclui também alguns exemplares que retratam personagens ilustres da sociedade do Primeiro e Segundo Reinados, de autoria de Sisson, e a“Vista da Praça do Comércio”, atual Casa França Brasil.

 

Coleção de vestuário

Vestidos dColeção de vestuário 000007 Trepa-molequeo século XIX, acessórios diversos como trepa-moleques, pentes, binoculo, entre outras. Inclui também peças da atriz Henriqueta Brieba.

 

 

 

 

Coleção do fazer modaColeção do fazer moda 000602 Máquina de costura Singer

Composta por objetos que auxiliam o produzir e o fazer moda, destacam-se dedais, máquina de costura e réguas de corte.

 

 

 

Coleção de pinturasColeção de pinturas 000120 Taunay - Cascatinha da Tijuca

A maior expressão do acervo de pinturas são as pinturas murais que decoram as paredes da Casa da Marquesa, de autoria de Francisco Pedro do Amaral e seus alunos. Na coleção de pinturas de cavalete, destacam-se as obras de Taunay, Stalloni, Bertichen e Grandjean de Montigny.

 

 

 

 

 

Coleção arte & moda50239000661_1445963460

Peças que fazem a conexão entre arte e moda, como por exemplo, roupas criadas pelo artista plástico Aldo Bonadei e desenhos de moda e sociedade de Alceu Penna.

 

 

 

Costumes e sociedade050024_1432145188

Objetos que tratam dos costumes de brasileiros e cariocas de outras épocas, tais como cadernos de anotação de madrepérola, fosfeiras, e leques. Destacam-se também os carnês de baile, pequenos cadernos, utilizados como convite, informando dados da festa e também organizar os pares das danças.

 

 

Coleção Museu do Primeiro ReinadoColeção Museu do Primeiro Reinado 000592 Planta Paisagística da Quinta da Boa Vista, de Auguste Marie Glaziou

Coleção de objetos de arte diversos, parte do acervo do extinto Museu do Primeiro Reinado. Destacam-se jarros, anjos barrocos, atribuídos a Aleijadinho, porcelanas, lustres, objetos domésticos e a Planta Paisagística da Quinta da Boa Vista, de Auguste Marie Glaziou.

 

 

A base de dados da Casa da Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira está disponível no SISGAM

Acesse aqui: Coleção de vestuário 000227 binóculo de teatro

 

 

Sobremap

Av. Pedro II, 293 São Cristóvão – Rio de Janeiro

 

JLS-Telefone-Azul-300x300   (21) 2216 8500/R: 206 e 267
emailicon   casadamarquesa.cultura@gmail.com
facebookicon   museudamoda
instaincon   casadamarquesa
linkedinicon   Casa da Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira
twittericon   cms_mmb
logo_lockup_arts__culture_icon_vertical-3-300x199 Coleção arte & moda

 

 

 

 

Horários

Atualmente fechado para obras

Embora esteja fechada ao público, estamos disponíveis para realizar diversas ações: cessão de espaço, cessão de imagem, cessão de empréstimo do acervo em prol de exposições, entre outras parcerias. Os processos são realizados de acordo com as Portarias FUNARJ. Além disso, buscamos patrocínio via leis de incentivo fiscal ou editais, de forma que propiciem as obras de restauração e a abertura do Museu da Moda!

 

EQUIPE

Diretor: Douglas Fasolato

Museóloga: Elenora Machado